Por que o design minimalista da web otimiza a experiência do usuário

O conceito de web design minimalista pode parecer entediante para alguns, mas na verdade pode ser bastante útil para melhorar a experiência do usuário em seu site. E, só porque é mais simples, isso não significa que é uma aparência fácil de recriar. Embora haja menos elementos na página, você ainda precisa atingir o mesmo nível de usabilidade.

Para obter um equilíbrio agradável de beleza e funcionalidade, uma combinação de espaço em branco, tipografia impressionante, mídia incrível e, claro, conteúdo atraente e útil deve ser incorporada à página. Esses são os elementos críticos do design minimalista da web e são incrivelmente importantes para fornecer a melhor experiência ao usuário.

O design minimalista se tornou incrivelmente popular para publicidade digital e sites, porque a simplicidade propriamente dita é uma afirmação massiva para o usuário. Veja como incorporar princípios minimalistas em seu site e publicidade digital para reinventar a experiência do cliente.

  1. Usando espaço em branco para melhorar a experiência do usuário
    Espaço em branco, às vezes chamado de espaço negativo, geralmente é o primeiro elemento de design que as pessoas pensam quando consideram o design minimalista da web. No entanto, isso não significa que você deve incluir muitos pequenos detalhes cercados por grandes quantidades de espaço vazio.

Em vez disso, use grandes extensões de cor como plano de fundo … pode ser branco, preto, alguma outra cor escura ou até uma cor brilhante como o aqua. Em seguida, incorpore a navegação simples e outros elementos minimalistas que explicaremos mais adiante neste artigo para atrair os sentidos do usuário.

O espaço em branco pode ser usado para direcionar o fluxo da página, levando a atenção do usuário à sua chamada à ação ou a um produto específico na página. Quanto mais espaço em branco envolver um elemento específico, mais os olhos do usuário serão atraídos para ele. Isso torna o espaço em branco uma ferramenta poderosa em qualquer design minimalista, onde apenas alguns recursos impressionantes são usados.

Deixar muito espaço em branco também torna sua página mais organizada, o que evita que o usuário fique sobrecarregado. Essa técnica é vantajosa em páginas internas, páginas de destino e páginas de produtos. Não apenas isso, mas o espaço em branco também dá a sensação de luxo à página.

Lembre-se de que o objetivo final do uso do espaço em branco é chamar a atenção do usuário para o seu conteúdo. O núcleo do design minimalista da web é o conteúdo – os elementos que você usa para alcançá-lo são apenas um meio para atingir um fim.

Usar espaço negativo efetivamente requer alguma habilidade. Confira o site da Softway Advertising Solutions para ver um excelente exemplo de design minimalista e usar espaço negativo para melhorar a experiência do usuário. Observe como eles deixam muito espaço vazio para chamar a atenção para os elementos mais essenciais da página.

  1. Use imagens grandes e impactantes para atrair as emoções do usuário
    Imagens bonitas têm um impacto significativo na conexão emocional; portanto, se você tem medo de que o design minimalista seja muito estéril ou emocionalmente distante, pense novamente. Imagens grandes e impactantes podem ser adicionadas ao design para conforto e familiaridade sem dominar a página, desde que você deixe espaço em branco suficiente.

As belas fotografias relacionadas ao seu conteúdo permitem criar infinitas oportunidades de conexões emocionais com os visitantes e alterar toda a atmosfera da página. Lembre-se de manter a foto mínima e simplista também, ou você perderá as vantagens de um design minimalista.

Escolha fotos de alta definição que também incorporem espaço negativo, como paredes em branco ou grandes céus vazios. Evite imagens ocupadas que distraem o usuário da sua mensagem. Visite o site da Makgoods para obter exemplos de imagens minimalistas com impacto emocional substancial.

  1. Incorpore uma tipografia dramática e arrojada
    Quando você mantém os outros elementos da página no mínimo, o conteúdo se torna o foco. Sua tipografia será um elemento focal significativo; portanto, escolha tipos nítidos, bonitos e chame a atenção para suas palavras escritas enquanto adiciona um à estética visual da página.

Ao escolher as fontes para seus designs digitais minimalistas, escolha linhas grossas e ousadas e formas de interesse. Escreva suas manchetes em uma fonte dominante para enfatizar, com algo mais neutro para os parágrafos. Mais uma vez, o objetivo é manter o foco no conteúdo sem distrair ou sobrecarregar o usuário.

  1. Contraste impressionante é uma marca comercial de design minimalista
    Os fundos branco e preto são uma escolha popular para o design minimalista da web, porque são ideais para criar um contraste impressionante em uma página. Seja criativo e incorpore um contraste bonito usando escala, localização, forma, tamanho e cor.

Os elementos contrastantes podem melhorar a experiência do usuário, atraindo a atenção para detalhes específicos no design, além de criar uma hierarquia discernível entre os elementos, ajudando o usuário a entender melhor seu objetivo.

  1. Use a navegação mais simples possível
    A navegação simples é outro elemento crucial do design minimalista que melhora a experiência do usuário, limitando as escolhas que eles têm que fazer e direcionando-os para elementos essenciais. Apenas tome cuidado para não remover os links importantes para seus clientes.
  2. A harmonia visual deve ser a espinha dorsal do seu design
    Projetos minimalistas devem ter harmonia visual para serem eficazes. Certifique-se de que seu design seja equilibrado, tenha uma grade precisa, preste atenção ao alinhamento de seus elementos.

A grade da sua página é a base da organização e deve ser criada através do uso inteligente do espaço em branco. Quando dizemos alinhamento, isso não significa que os elementos devem estar centralizados na página. Eles podem ser alinhados ao centro, à direita ou à esquerda na página.

Arko faz um belo trabalho ao criar harmonia visual e interesse, misturando e combinando estilos de alinhamento e incluindo bastante espaço negativo.

Web design minimalista não é apenas tirar elementos da página. Requer habilidade e prática para ser eficaz, mas o resultado final vale a pena. Lembre-se desses seis pontos-chave ao criar um design web minimalista que também aprimore a experiência do cliente.

Udinecity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *